História da Geminação Saint Mars d’Egrenne - Aldeia-Viçosa

Em abril de 1992, uma delegação de Saint Mars d’Egrenne, conduzida por Louis BOULENT, presidente, e outros membros, incluindo Bertrand QUENTIN, futuro Presidente da Comissão de Geminação, vieram a uma reunião com responsáveis de Aldeia Viçosa.

É Gérard CHAUVIERE quem está na origem desta reunião. Morador de Mantilly, aldeia vizinha de Saint Mars d’Egrenne, ele estava a tratar da geminação entre Mantilly e a Miuzela da Coa. Durante a sua estadia em Portugal, conheceu pessoas de Aldeia Viçosa que estavam interessadas ​​em geminar com outra aldeia da Normandia.

Após esta reunião positiva e memorável para os participantes, tão rico em descobertas e marcada pelo acolhimento que tiveram, um convite foi lançado pela delegação médardaise. Assim, em Julho de 1992, um grupo de Aldeia Viçosa veio ao encontro dos habitantes de St Mars Egrenne. Começa uma história de fantásticas recordações e de uma bela amizade entre as duas aldeias.

No dia 15 de agosto de 1993, durante a estadia de cerca de quarenta médardais em Aldeia Viçosa, o Protocolo de Geminação foi rubricado em Português, na Junta de Freguesia, por Louis BOULENT e Baltazar LOPES. Em 1994, durante a visita de nossos amigos Aldeia em St Mars, o protocolo foi novamente assinado pelos dois presidentes em Francês.

Quantos caminhos foram percorridos durante estes vinte e cinco anos de intercâmbio entre St Mars-Egrenne e Aldeia Viçosa! Estes encontros ajudaram a desenvolver a amizade entre nossas duas cidades, de contribuir para o entendimento entre os dois povos e é a nossa forma de contribuir para a construção europeia. Desejamos uma longa vida para estes encontros.

Durante estes 25 anos, encontrámo-nos 15 vezes, 8 vezes em Aldeia Viçosa e 7 vezes em Saint Mars d’Egrenne.

Desde 2003, Bernard LERIVRAIN preside à comissão de geminação de St Mars d’Egrenne. Em Aldeia Viçosa, a Junta de Freguesia era responsável pela geminação. Em 2013, O novo executivo da Junta de Freguesia presidido por Luís PRATA, convida um conjunto de pessoas para criar a comissão de geminação, presidida por Cristina AUGUSTO.

 

UM POUCO DE SAINT MARS D’EGRENNE:

St Mars Egrenne é uma aldeia na Normandia com uma área de 2500 hectares. Situa-se no departamento de Orne, noroeste da França, e pertence à região da Normandia. Alençon (60 km) é a maior cidade do Orne com 26700 habitantes. Estamos a uma hora de carro do Mont St Michel e do mar (o Canal Inglês), Paris fica a 260 km. St Mars Egrenne (os Médardais – por causa de Saint Médard) tem cerca de 700 habitantes. Grande parte da área de Saint Mars d’Egrenne é agrícola: laticínios, cereais (trigo, milho ...).

Estamos a uma distância de 1350 km da Aldeia Viçosa.

Bernard LERIVRAIN, 2017

 

Galeria de Fotos: Saint Mars d'Egrenne

/album/galeria-de-fotos-saint-mars-degrenne1/a521-geminacaoaldeiavicosa-jpg/ /album/galeria-de-fotos-saint-mars-degrenne1/img-0019-jpg/ /album/galeria-de-fotos-saint-mars-degrenne1/illu-mg-3155a-jpeg/ /album/galeria-de-fotos-saint-mars-degrenne1/a551644-385027281570038-2132173754-n-jpg/ /album/galeria-de-fotos-saint-mars-degrenne1/jumelagejuillet2010-063-jpg/ /album/galeria-de-fotos-saint-mars-degrenne1/sejour-aout-2012-aldeia-286-jpg/