Mensagem para 2014

07-01-2014 12:05

Mensagem da Junta de Freguesia

Caríssimos conterrâneos e amigos. 
A Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa deseja a todos um excelente ano de 2014, um ano que se deseja virado para os valores: respeito, amizade, fraternidade, solidariedade, paz. 
Como é do domínio público, 2013 foi um ano de imensas dificuldades para a freguesia. A nova Junta encontrou uma situação financeira dramática: as dívidas, a penhora da conta bancária, os processos em tribunal. 
No entanto, como diz o Ex.mo Presidente da Câmara Municipal da Guarda, não é tempo de "choraminguices, nem de lamentos". Queremos olhar em frente e procurar ultrapassar os obstáculos conforme as nossas possibilidades. Temos "tapado" alguns buracos e cumprido com o que foi prometido em campanha eleitoral: os caminhos estão limpos, os chafarizes com água, alguns postes de iluminação já estão operacionais, a página na internet está construída (gratuitamente pelos membros da Junta), alguns espaços patrimoniais estão condignos, há corrimãos no cemitério (obrigado Sr. António "Chemete"), a documentação para o tribunal de contas está preparada nos conformes da lei (o orçamento encolheu de 93 mil para 40 mil euros). O processo para a casa mortuária está em andamento: o processo burocrático está em marcha, disponibilidade por parte do Sr. Padre Zé Dionísio em ajudar, o programa "mealheiro virtual" já tem algum dinheiro para começar as obras, o Sr. António Coutinho (Tone) ofereceu-se para ajudar com material, muitos cidadãos estão ansiosos por participar. 
 
O ano de 2014 que agora entra será decisivo para a freguesia: construção da casa mortuária, geminação, aluguer do bar da praia fluvial (fevereiro), pagamento de algumas dívidas, lançamento do Jornal em formato papel.Mas será ainda mais decisivo para que possamos avaliar se há margem para lidar com o sufoco financeiro. Se houver, melhor para a freguesia, se não conseguirmos fazer-lhe frente, entregaremos as chaves ao Ex.mo Sr. Presidente da Câmara.
Uma última palavra para destacar, sublinhar, o papel fundamental que o povo tem tido. Todos têm ajudado para que Aldeia Viçosa viva melhor:  gostaria de citar algumas pessoas, mas têm sido tantos a ajudar que poderei cometer a tremenda injustiça de esquecer alguém.  Só neste espírito de entreajuda conseguiremos prosperar. Claro que, a nós, Junta de Freguesia, compete-nos mostrar às pessoas que vale a pena e que nós também cumprimos com as nossas obrigações, trabalhando com dinamismo e com total transparência. 
Obrigado a todos e um excelente ano de 2014!
Voltar