Incêndio 2013 no Vale do Mondego. E agora?

12-01-2014 11:36

Bases lançadas para a criação de uma Comissão

Decorreu ontem em Aldeia Viçosa uma reunião com o objetivo de serem traçadas medidas para a implementação de um plano de prevenção de incêndios no Vale do Mondego.

Um grupo de particulares do Vale, encabeçado pelo Sr. Veiga e pelo Sr. Terras que são os impulsionadores da iniciativa, promoveu uma reunião com elementos das Juntas de Freguesia do Vale do Mondego e com particulares que foram prejudicados pelo incêndio de 2013. Marcaram presença:

Freguesia de Aldeia Viçosa: Junta de Freguesia, Zé Carlos Monsanto, Germano Nunes, Zé Morais.

Freguesias de Faia, Vila Cortês, Cavadoude, Porto da Carne.

Particulares: Veiga, Terras, Paulo (Quinta de São Lourenço), Pedro (Quinta das Ínsuas), Tó Júlio Fernandes (Quinta das Vinhas).

1ª parte: Assunto "O que foi feito?" Concordou-se que não haveria muito a fazer em relação aos prejuízos causados pelo incêndio de 2013, que as autoridades competentes não fizeram tudo o que seria expectável. Contudo deveria tentar apelar-se à sensibilidade das instituições responsáveis e deste modo levar a cabo uma última tentativa de serem pagos alguns prejuízos. Para tal, as Juntas de Freguesia ficaram incumbidas de fazer um levantamento dos prejuízos causados pelo incêndio, que mais não fosse para "memória futura". Não se conseguir nada é certo, o que vier daí será uma vitória inesperada.

2ª parte: Assunto "O que fazer?" Após uma longa e produtiva troca de ideias, decidiu-se criar uma comissão da qual fariam parte as Freguesias do Vale do Mondego e alguns particulares mais sensíveis à questão, para a implementação de medidas de prevenção de incêndios para o futuro. Sob o lema "a união faz a força", procurar-se-á assegurar o futuro da floresta do Vale do Mondego. Os dados estão lançados, o comboio está em andamento.

A Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa agradece em particular aos dinamizadores desta iniciativa, cidadãos que se preocupam com o futuro desta região.

LP: 12/01/2014

www.youtube.com/watch?v=3vJquv-MM7w