N.º Sr.ª do Carmo

A festa religiosa de Nossa Senhora do Carmo comemora-se no fim-de-semana que segue o da Páscoa, no Domingo de Pentecostes. Neste dia, faz-se uma romaria à Capela, situada a cerca de 2 km da freguesia, onde é celebrada uma missa campal, sempre acompanhados de uma Banda Filarmónica.

Reza a lenda que, há muitos anos atrás, os cultivos da Aldeia Viçosa foram terrivelmente danificados por uma praga de gafanhotos. Em épocas de fome, adivinha-se que fosse um flagelo. Então, o povo terá feito uma promessa a Nossa Senhora em que organizaria todos os anos uma romagem ao local, se a praga desaparecesse. A Senhora cumpriu a sua parte e o povo ainda hoje cumpre a sua, neste dia festivo.

Porquê este local?
Segundo algumas teorias, terão habitado nesse local, três monges em retiro numa ermida. Ter-se-á aproveitado o seu legado. Uma outra teoria diz que Nossa Senhora apareceu no local, havendo ainda o vestígio da lapa onde se presenciou a aparição. Não se sabe ao certo se as duas teorias se completam, se só uma delas está certa, ou se nenhuma delas. Apenas se sabe que assim reza a lenda…

As Merendas
É tradição desta festa que, após a missa campal, famílias e amigos se juntem para almoçarem nas áreas envolventes à capela, ao género de piquenique. São as merendas. Este aspeto típico surge do facto de que, antigamente, as pessoas tinham de jejuar para poderem comungarem. Como a missa era (e continua a ser) por volta do meio-dia, estava-se muito tempo sem comer. Então, as pessoas levavam as suas merendas para poderem satisfazer as necessidades do estômago. Assim continua a ser nos dias de hoje, mas mais por razões de convívio e de fazer cumprir a tradição.

Os cacetes
Durante muito tempo, a disputa pela Capela de N.ª Sr.ª do Carmo provocou algumas guerras entre o povo de Aldeia Viçosa e um vizinho. A vitória dos nossos antepassados é comemorada na segunda-feira seguinte ao dia de Páscoa, designando-se este dia como o dos Cacetes. Ainda hoje, algumas pessoas se deslocam à capela para festejar.

Luís Prata 2013

Uma preciosidade, um muitíssimo obrigado a quem colocou este vídeo no Youtube. Tivemos acesso a ele graças a uma partilha de Ricardo Pinto.

Galeria de Fotos: N.º Sr.ª do Carmo

/album/galeria-de-fotos%3a-n-%c2%ba-sr-%c2%aa-do-carmo/nossasenhoracarmo1-jpg/ /album/galeria-de-fotos%3a-n-%c2%ba-sr-%c2%aa-do-carmo/nossasenhoracarmo2-jpg/