Mártir São Sebastião

História do Mártir
Pertencente a uma família romana de elevado nível, oficial do exército imperial e capitão da guarda, Sebastião teve a coragem de visitar os cristãos que se encontravam prisioneiros, levando-lhes alimentos e palavras de conforto. 
Acusado de «traidor», acabou por ser amarrado com cordas, o seu corpo trespassado com flechas e abandonado à sua sorte. Mas mesmo assim sobreviveu, recuperou e foi rezar junto de Diocleciano. Foi mandado espancar e o seu corpo trespassado de flechas, até à morte, no ano 288, em Roma. A sua festa celebra-se no dia 20 de Janeiro. 
Diz a lenda que São Sebastião curou a mulher de um soldado, fazendo o sinal da cruz sobre o seu corpo. Converteu ainda ao cristianismo muitos soldados e um governador. No século XIV, com o aparecimento da peste negra, esta doença era comparada a «setas que se cravavam no corpo». Por isso o santo passou a ser invocado como protetor contra essa praga e todo o tipo de morte provocado por objetos que trespassavam o corpo. 
Invoca-se a sua proteção contra as dores do corpo, as feridas, os tiros e objetos perfurantes. É o santo protetor das seguintes profissões: atletas, jardineiros, ferreiros, polícias, detetives, empreiteiros, marmoristas, soldados, escultores. A sua imagem é sempre representada com as flechas cravadas no corpo. Surge amarrado a uma árvore ou a uma coluna, em situação de martírio.

 

O Mártir em Aldeia Viçosa
Ao longo de muitos anos, a freguesia celebrou a festa do Mártir São Sebastião, com procissão pelo povo onde saíam todos os andores da Igreja, devidamente arranjados. Apesar do dia oficial ser dia 20 de Janeiro, as celebrações realizavam-se em Agosto, de forma a permitir a participação dos emigrantes. A festa deixou de se realizar há alguns anos, possivelmente porque os emigrantes são cada vez menos.

 

Luís Prata 2013

Galeria de Fotos: Mártir São Sebastião

/album/galeria-de-fotos%3a-martir-s%c3%a3o-sebasti%c3%a3o/mss1-jpg/ /album/galeria-de-fotos%3a-martir-s%c3%a3o-sebasti%c3%a3o/mss2-jpg/ /album/galeria-de-fotos%3a-martir-s%c3%a3o-sebasti%c3%a3o/mss3-jpg/ /album/galeria-de-fotos%3a-martir-s%c3%a3o-sebasti%c3%a3o/mss4-jpg/