Magusto da Velha

12-12-2013 18:10

Apesar das grandes dificuldades financeiras, a recém empossada Junta de Freguesia vai organizar o Magusto da Velha acrescentando algumas novidades. Desde logo vamos retomar o momento religioso de forma a cumprir com o "rezar um Padre-Nosso pela Velha". Queremos também, tal como prometido no nosso programa eleitoral, aproveitar esta ocasião para promover e divulgar o Azeite de Aldeia Viçosa, conhecido pelas suas excelentes características. Mais numa altura em que a Dieta Mediterrânica, onde o azeite é rei, foi promovida a património imaterial da humanidade. Para tal, vamos promover um momento de "prova do azeite", em que os visitantes terão oportunidade de provar o azeite e de o comprar. Se conseguirmos ajudar alguns produtores locais, terá valido a pena. Abriremos as portas do lagar tradicional da família Tonico, de modo a podermos lançar a inicitiva de futuramente concorrermos ao projeto "Museu do Azeite". Vamos ter também no salão uma feirinha de Artesanato, organizada pela amiga Virgínia Almeida, mestra nestas andanças. Dentro do salaõa, teremos a oportunidade de assistir á atuação do Conjunto Rosinha que se alia a esta festa. Não poderia faltar a animação de rua, e está desde já garantida a presença do inevitável Ângelo Brás. 

 

Esta Junta de Freguesia consegue assim desenvolver um dia bem preenchido com cultura(s), com um baixo orçamento. Apenas teremos de comprar as castanhas.  Em tempos de grave crise financeira, é preciso dinamismo e o apoio de todos. 

 

Este programa pretende lançar as bases para que esta tradição cresça, sabendo-se desde já que os dias do Magusto da Velha nos próximos anos serão em dias de fim de semana ou colados, o que trará inevitavelmente mais pessoas ao evento. 

A ver vamos se São Pedro dá uma mãozinha!

 

Falta dizer que a Assembleia de Freguesia ordinária de apresentação e aprovação do orçamento ocorrerá no mesmo dia, de manhã, de modo a fomentar a participação das pessoas, nomeadamente das (e)migrantes.

JFAV 

Voltar