Agostinho Homem preside ao conselho geral da ULS da Guarda

13-02-2015 12:32

O antigo Vice-Procurador-Geral da República, António Agostinho Homem, é o novo presidente do conselho geral da Unidade Local de Saúde da Guarda. A nomeação foi hoje feita pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo.

António Pais Agostinho Homem é natural de Aldeia Viçosa, Guarda, e tem 76 anos. Foi delegado do Procurador da República entre 1972 e 1978 em várias comarcas e tribunais, entre os quais o da Boa-Hora, o Tribunal de Menores de Lisboa e o Tribunal Central de Instrução Criminal.

Na longa carreira como magistrado exerceu também funções com Procurador da República no círculo judicial de Faro e no Tribunal da Relação de Lisboa.

Foi chefe de Gabinete do ministro da Justiça e de 89 a 92 foi director nacional adjunto da Polícia Judiciária.

Aposentado desde 2009, as últimas funções que exerceu foram as de Procurador Adjunto no Supremo Tribunal de Justiça e Vice-Procurador-Geral da República.

É, juntamente com o antigo Procurador Geral Fernando Pinto Monteiro, um dos dinamizadores de um encontro anual, em Lisboa, de magistrados oriundos da região da Guarda, que chega a reunir centenas de pessoas.

O conselho geral da ULS da Guarda é um órgão consultivo que não teve, nos últimos anos, qualquer actividade. O último presidente nomeado, já no mandato da administração presidida por Fernando Girão, foi o antigo autarca de Gouveia, Alípio de Melo, que sairia por motivos de saúde.

(Notíca Rádio Altitude)

Voltar